Acre e Rondônia

 O Núcleo Regional Noroeste possui como sua principal finalidade a representação da Sociedade Brasileira de Ciência dos Solos nos estados do Acre e Rondônia, tendo sua sede na cidade de Porto Velho, RO.

Sociedade Científica

Com foco principal no intercâmbio científico, difusão de métodos e técnicas de Ciências do Solo para melhor utilização dos recursos solo e água.

Apoio à políticas públicas

Comprometido com a execução de políticas públicas e atividades voltadas para a melhoria dos processos de uso, manejo e conservação do solo e da água.

Caminhos da Produção Agroflorestal na Amazônia

27 a 30 de abril de 2021, 08h as 18h (GMT-4/Porto Velho, RO)

Caminhos da Produção Agroflorestal na Amazônia é o tema do I Workshop de Cadeias de Produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia.

Será realizado de forma on-line, com inscrições gratuitas para acesso as palestras e mesas redondas. Os participantes também podem submeter para publicação artigos de revisão, artigos científicos, comunicados técnicos ou resumos expandidos.

XII RCC RONDÔNIA

Evento encerrado: 9 a 16 de setembro de 2017 e 1 a 8 de agosto de 2018.

A XII RCC foi realizada em duas excursões técnicas. A primeira excursão, que ocorreu no período de 9 a 16 de setembro de 2017, contou com um total de 85 participantes, representando 39 instituições nacionais. A segunda excursão, que ocorreu no período de 1 a 8 de agosto de 2018, contou com um total de 36 participantes, representando nove diferentes nacionalidades

I REUNIÃO DE CIÊNCIA DO SOLO NÚCLEO NOROESTE

Evento encerrado: 13 a 16 de setembro de 2016.

A I Reunião de Ciência do Solo do Núcleo Noroeste ocorreu no período de 13 a 16 de setembro de 2016, em Rolim de Moura, RO, sendo realizado pela Faculdades de Rolim de Moura e pela Universidade Federal de Rondônia, com o apoio do Instituto Federal de Rondônia e Embrapa Rondônia.

Foi um marco histórico, por ser o primeiro evento do gênero realizado no interior de Rondônia, além de ser também o primeiro evento realizado após a cisão no antigo Núcleo Regional Amazônia Ocidental, trazendo os estados do Acre e Rondônia para formar o Núcleo Regional Noroeste.

II reunião de ciência do solo da amazônia ocidental

Evento encerrado: 14 a 17 de outubro de 2014.

A II Reunião de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental ocorreu no período de 14 a 17 de outubro de 2014, em Porto Velho, RO.

Foi a primeira reunião regional do Núcleo Regional Amazônia Ocidental no estado de Rondônia, e foi a partir dela que se discutiu a necessidade do Acre e Rondônia manterem um núcleo regional separado dos demais estados da Amazônia Ocidental, com vistas a proporcionar maior integração entre as instituições da Amazônia sul-ocidental.

I Reunião de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental

Evento encerrado: 11 a 15 de junho de 2012

A I Reunião de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental ocorreu no período de 11 a 15 de junho de 2012, em Humaitá – AM, e foi realizado pela Universidade Federal do Amazonas, com o apoio da Embrapa Acre e da Embrapa Rondônia.

O tema do evento foi “Desafios da Ciência do Solo na Amazônia Ocidental”, incluindo palestras relacionadas a qualidade laboratorial, gênese e classificação de solos, terras pretas arqueológicas, manejo da adubação. Seu maior significado foi o avanço na aproximação dos cientistas de solos da Amazônia Ocidental, o que resultou mais tarde na consolidação dos Núcleos Regionais “Amazônia Ocidental”, incluindo os estados do Amazonas e Roraima, e “Noroeste”, incluindo os estados do Acre e Rondônia.

iX RCC ACRE

Evento encerrado: 12 a 17 de setembro de 2010.

O tema da IX RCC foi “Solos Sedimentares em Sistemas Amazônicos: Potencialidades e Demandas de Pesquisa”.

A IX RCC foi a primeira reunião do gênero realizada no bioma Amazônico, abrindo depois frente para as reuniões de Roraima e Rondônia. Foi também a partir da IX RCC que a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo adotou a denominação “Brasileira” para o nome da RCC, uma vez que nos eventos anteriores, ela recebia diferentes variações nominais. Foi também um evento que contou 75 participantes distribuídos pelas principais instituições nacionais.

 

Design sem nome (2)

 O Núcleo Regional Noroeste surgiu pela divisão do Núcleo Regional Amazônia Ocidental, que englobava os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. A cisão foi promovida como forma de melhor abordar e tratar as demandas e ações do núcleo em um imenso território que era englobado pelos quatro estados. Com a divisão, O Núcleo Regional Noroeste passou a representar os estados do Acre e Rondônia, passando a integrar como sócios vinculados ao Núcleo todo associado adimplente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo que se declarem vinculados a estes dois estados