Núcleo Regional Noroeste
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO
Acre e Rondônia
O Núcleo Regional Noroeste possui como sua principal finalidade a representação da Sociedade Brasileira de Ciência dos Solos nos estados do Acre e Rondônia, tendo sua sede na cidade de Porto Velho, RO.
Sociedade Científica
Com foco principal no intercâmbio científico, difusão de métodos e técnicas de Ciências do Solo para melhor utilização dos recursos solo e água.
Apoio à políticas públicas
Comprometido com a execução de políticas públicas e atividades voltadas para a melhoria dos processos de uso, manejo e conservação do solo e da água.
O ESPAÇO RURAL NO DESENVOLVIMENTO
DA AMAZÔNIA NO SÉCULO 21
SOLOS E SUAS TECNOLOGIAS PARA O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA
De 17 a 20 DE NOVEMBRO DE 2021. 11:00 – 21:00
Horário de Rondônia.
Com o tema “O espaço rural no desenvolvimento da Amazônia no século 21”, serão apresentados e debatidos os desafios e oportunidades associados ao crescimento e a expansão do uso da terra na região sul ocidental da Amazônia, com destaque para os estados do Acre e Rondônia.
O objetivo do evento será discutir o papel dos solos e suas tecnologias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Essa II Reunião de Ciência do Solo do Núcleo Noroeste abordará esses temas em diversos simpósios temáticos. Além disto, permitirá a submissão de trabalhos voluntários na forma de resumos, comunicados técnicos e artigos científicos.
CAMINHOS DA PRODUÇÃO AGROFLORESTAL NA AMAZÔNIA.
Evento encerrado: 26 de abril à 5 de maio de 2021.
O evento Caminhos da Produção Agroflorestal na Amazônia, tema central do 1o. Workshop de Cadeias de Produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia teve como objetivo discutir soluções e propostas para o fortalecimento das cadeias de produção agroflorestais de maior relevância social e econômica da região, abordando os desafios de P&DI e as oportunidades a elas vinculadas.
XII RCC RONDÔNIA
Evento encerrado: 9 a 16 de setembro de 2017 e 1 a 8 de agosto de 2018.
A XII RCC foi realizada em duas excursões técnicas. A primeira excursão, que ocorreu no período de 9 a 16 de setembro de 2017, contou com um total de 85 participantes, representando 39 instituições nacionais. A segunda excursão, que ocorreu no período de 1 a 8 de agosto de 2018, contou com um total de 36 participantes, representando nove diferentes nacionalidades
I REUNIÃO DE CIÊNCIA DO SOLO NÚCLEO NOROESTE
Evento encerrado: 13 a 16 de setembro de 2016.
A I Reunião de Ciência do Solo do Núcleo Noroeste ocorreu no período de 13 a 16 de setembro de 2016, em Rolim de Moura, RO, sendo realizado pela Faculdades de Rolim de Moura e pela Universidade Federal de Rondônia, com o apoio do Instituto Federal de Rondônia e Embrapa Rondônia.
Foi um marco histórico, por ser o primeiro evento do gênero realizado no interior de Rondônia, além de ser também o primeiro evento realizado após a cisão no antigo Núcleo Regional Amazônia Ocidental, trazendo os estados do Acre e Rondônia para formar o Núcleo Regional Noroeste.
II reunião de ciência do solo da amazônia ocidental
Evento encerrado: 14 a 17 de outubro de 2014.
A II Reunião de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental ocorreu no período de 14 a 17 de outubro de 2014, em Porto Velho, RO.
Foi a primeira reunião regional do Núcleo Regional Amazônia Ocidental no estado de Rondônia, e foi a partir dela que se discutiu a necessidade do Acre e Rondônia manterem um núcleo regional separado dos demais estados da Amazônia Ocidental, com vistas a proporcionar maior integração entre as instituições da Amazônia sul-ocidental.
I Reunião de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental
Evento encerrado: 11 a 15 de junho de 2012
A I Reunião de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental ocorreu no período de 11 a 15 de junho de 2012, em Humaitá – AM, e foi realizado pela Universidade Federal do Amazonas, com o apoio da Embrapa Acre e da Embrapa Rondônia.
O tema do evento foi “Desafios da Ciência do Solo na Amazônia Ocidental”, incluindo palestras relacionadas a qualidade laboratorial, gênese e classificação de solos, terras pretas arqueológicas, manejo da adubação. Seu maior significado foi o avanço na aproximação dos cientistas de solos da Amazônia Ocidental, o que resultou mais tarde na consolidação dos Núcleos Regionais “Amazônia Ocidental”, incluindo os estados do Amazonas e Roraima, e “Noroeste”, incluindo os estados do Acre e Rondônia.
iX RCC ACRE
Evento encerrado: 12 a 17 de setembro de 2010.
O tema da IX RCC foi “Solos Sedimentares em Sistemas Amazônicos: Potencialidades e Demandas de Pesquisa”.
A IX RCC foi a primeira reunião do gênero realizada no bioma Amazônico, abrindo depois frente para as reuniões de Roraima e Rondônia. Foi também a partir da IX RCC que a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo adotou a denominação “Brasileira” para o nome da RCC, uma vez que nos eventos anteriores, ela recebia diferentes variações nominais. Foi também um evento que contou 75 participantes distribuídos pelas principais instituições nacionais.
O Núcleo Regional Noroeste surgiu pela divisão do Núcleo Regional Amazônia Ocidental, que englobava os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. A cisão foi promovida como forma de melhor abordar e tratar as demandas e ações do núcleo em um imenso território que era englobado pelos quatro estados. Com a divisão, O Núcleo Regional Noroeste passou a representar os estados do Acre e Rondônia, passando a integrar como sócios vinculados ao Núcleo todo associado adimplente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo que se declare vinculado a estes dois estados.