XII RCC
RCC Rondônia
RCC Rondônia
uma viagem exclusiva pelas terras rondonienses
uma viagem exclusiva pelas terras rondonienses
Logística para a viagem à Rondônia

A cidade de Porto Velho é atendida pelas principais companhias aéreas, com voos diários no período noturno e diurno. As principais conexões a partir de Porto Velho são as cidades de Brasília, Cuiabá e Manaus.

O transporte dos participantes está sendo planejado para que a saída e o retorno seja na cidade de Porto Velho (segundo dia e último dia do evento). Entretanto, os participantes poderão optar também por fazer o retorno a partir de Vilhena pela companhia aérea Azul, ou transporte rodoviário até Cuiabá e de lá via aérea para outras localidades.

A recomendação é que as passagens de vinda sejam para chegada no máximo até o período da manhã no primeiro dia do evento, e o retorno, seja feito a partir do período da manhã ao dia seguinte ao encerramento do evento.

A desejum durante as viagens serão feitos nos hotéis indicados para a hospedagem, sendo a distribuição dos passageiros nos trasnportes em função do local escolhido para a hospedagem. Despesas de viagem (ide e volta) até Rondônia, almoço do primeiro e do oitavao dia, jantar e hospedagem durante todo o período do evento não deverão ser custeados por cada participante individualmente.
Terras Pretas
Os registros da ocupação humana no Estado de Rondônia são representados por sítios arqueológicos contendo material lítico e restos de fogueiras, datadas de cerca de 14.000 anos atrás.

Ha cerca de 3.000 anos atrás, grupos indígenas que dominavam a confeção de artefatos cerâmicos e praticavam a agricultura passaram a constituir aldeias mais estáveis.

Associada a essas cerâmicas são encontradas as Terras Pretas de Índio, manchas de solos ricas em fósforo, carbono e com elevada resiliência quanto as alterações pelo uso agricola.
RCC Rondônia
Núcleo Noroeste